Blog Nobel

Covid19 - Anticorpos Neutralizantes (Novo Exame)

  • 05/05/2021
Covid19 - Anticorpos Neutralizantes (Novo Exame)

Com a vacinação e mesmo com a possibilidade de reinfecção por parte da Covid-19, houve um aumento por interesse em métodos que pudessem identificar sobre a imunidade do indivíduo, ou se, em algum momento, houve contato com o vírus. Grande parte dos testes sorológicos comuns identificam a presença de anticorpos no sangue. Porém, a diferença é que esses exames somente informam se a pessoa teve ou não contato com o vírus, mas não detectam a presença dos anticorpos neutralizantes.

O que é o teste de anticorpos neutralizantes?
É um teste sorológico capaz de detectar a presença, no organismo, de anticorpos neutralizantes contra o SARS-COV-2, vírus da Covid-19. O exame detecta especificamente os anticorpos que potencialmente impedem a ligação do vírus com as células, podendo evitar a entrada do microorganismo e, conseqüentemente, sua replicação dentro do organismo. Por isso, esses anticorpos também são chamados de inibição viral, freqüentemente associados com a proteção e a imunidade.

Qual a diferença entre o teste de Anticorpos Neutralizantes e a Sorologia IgG/IgM Quantitativa?
O Teste de Anticorpos Neutralizantes para SARS-CoV-2,detecta especificamente os anticorpos que potencialmente impedem a ligação do vírus às células, podendo evitar a entrada do micro-organismo e, conseqüentemente, sua replicação dentro do corpo. Por isso, são chamados de anticorpos de inibição viral. Já o Teste de Sorologia convencional, SARS-CoV-2/COVID-19, detectam anticorpos do tipo IgG, IgM ou anticorpos Totais, também marcando contato prévio com o vírus, porém não são específicos do tipo neutralizantes.

Para quem é indicado?
É indicado para aquelas pessoas que têm interesse em identificar a presença de anticorpos produzidos pelo vírus SARS-CoV-2 e também para aqueles que já foram vacinados. Importante destacar que esse teste não serve como diagnóstico da doença, já que, na prática, não registra a presença do novo coronavírus, como o exame RT-PCR, por exemplo. Também não permite avaliar quanto tempo a imunidade permanecerá em atividade, caso tenha sido ativada por esses anticorpos. Então, é fundamental que as medidas de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social devem permanecer.

Quando deve ser feito?
Recomendamos a coleta após 21 dias do quadro clínico inicial. Já para a avaliação dos efeitos da vacina, a coleta deve ser feita 30 dias depois do recebimento da última dose.